top of page

O que é Hipnose e como acontece o processo de Hipnoterapia

Atualizado: 18 de fev. de 2024


Hipnose é um estado de concentração e foco que pode se manifestar naturalmente várias vezes ao dia. Por exemplo, quando, nos desligamos da realidade externa para mergulharmos na abstração da leitura de um livro, na escuta de uma canção ou na exibição de um filme.

Qualquer estado de introjeção que nos faça desligar das percepções periféricas ou externas é um transe. Dessa forma, desde o século XIX o ocidente vem experimentando e aplicando a hipnose na área da saúde e hoje já existem comprovações da eficácia da aplicação terapêutica da hipnose.


Durante a sessão, o hipnoterapeuta age como facilitador do processo guiando o transe até o momento da terapia. A pessoa assistida todo o tempo ficará consciente e escutará a voz do hipnotista todo o tempo. É surpreendente e extraordinária a tarefa sensível de guiar a consciência nos labirintos do inconsciente, no entanto a pessoa que está sendo hipnotizada está sempre no controle. Não havendo possibilidade de uma falha ético do hipnoterapeuta, já todo há um fim terapêutico foco de cada sessão e cliente é todo o tempo co-participador dos protocolos hipnóticos durante todo o processo.

A hipnose só acontece porque o cliente quer tratar uma determinada queixa ou adquirir uma determinada faculdade ou habilidade. Prevalecendo, sempre, o desejo e a vontade da pessoa que está passando pelo processo hipnótico. Podemos concluir que a Hipnoterapia parte da construção subjetiva do paciente.


Portanto a sessão de Hipnoterapia poder ser considerada uma auto-hipnose guiada e os conteúdos trabalhados durante a sessão, podem não ser revelados ao Hipnoterapeuta, permanecendo em sigilo, no entanto , sem por isso inviabilizar o tratamento, já que tudo pode acontecer inconscientemente.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page