Considerações sobre o Processo de Hipnose
- Fernando Nicolau
- 5 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de fev. de 2024
Durante o transe hipnótico, de acordo com a sensibilidade individual e segundo a profundidade alcançada pelo transe, verifica-se o surgimento de diversos fenômenos hipnóticos da mente humana, que exemplificam as mudanças neuroquímicas e neurofisiológicas que estão ocorrendo. A sugestionabilidade do paciente aumentada pelo transe hipnótico favorece a exploração ética e conjunta de alternativas de mudança através do diálogo terapêutico, sob transe, encontrando-se diversos caminhos para a solução de problemas, segundo a orientação da Hipnose Clássica Européia.
Foco, concentração e imaginação, estas são as principais atribuições da Hipnose. O estado hipnótico, apesar de passageiro, ocorre várias vezes por dia em graus distintos de profundidade que manifestam-se fisicamente e naturalmente nos seres humanos. A mente se dissocia todo o tempo em uma sucessão de experiências de consciência e de reflexão. Vivemos este dualismo da força onírica e da vigília. Uma contraposição entre a atenção e a reflexão, a constatação e a imaginação, a concentração e a dispersão, Todos estes estados nos levam a certeza de que a Hipnose é vivenciada por toda a espécie humana.
A hiperfocalização que o estado hipnótico deflagra é conveniente para a introjeção da pessoa que passa pela experiência da hipnose e favorece a terapia. A fisiologia das funções corporais e cerebrais se modificam. Uma janela é aberta para as memórias vividas, que ganha a possibilidade de reedição, reaprendizagem, revivência, reação e ressignificação. A experiência pode favorecer mudanças de comportamento e de humor, favorecendo o autoconhecimento, a compreensão profunda dos sentimentos e a mudança emocional.
Relaxamento, Inteligencia emocional, Desenvolvimento da Confiança e Segurança. Busca de Equilíbrio, Tranquilidade e Alegria. Processo de superação dos Medos, Melancolia, Insegurança, Procrastinação, Tristeza, Angustia, Ansiedade, Timidez, Agressividade. Todos esses temas são trazidos às sessões de Hipnoterapia.

1 commentaire