Jogos e Brincadeiras
- Fernando Nicolau
- 14 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de fev. de 2024
Os jogos e as brincadeiras além de desenvolver a capacidade de comunicação e negociação entre os jogadores, organizam as interações de acordo com as regras do jogo , colaborar para a psicomotricidade , ainda levam a criança ao exercício da criatividade.
Segundo Winnicott no livro “A criança e o Seu Mundo” (1975), as crianças brincam para “dominar as angústias”, “controlar os impulsos”, desta forma durante o brincar, elas necessariamente estarão lidando com sentimentos causadores de aflição, angústia e esse exercício é saudável para a formação do sujeito já que cria novas defesas e resiliência através do prazer de brincar.
A criatividade expressa os desejos da criança, o colorido pessoal, aspirações e necessidades e inquietações. Todo mundo subjetivo reflete-se nas criações do mundo da criança. Para Winnicott o viver criativo está associado à qualidade de vida. E da mesma forma que o jogo, o exercício da criatividade leva a pessoa ao desenvolvimento de caminhos, descobertas, múltiplos, olhares e soluções criativos. Essa ideia de treinamento da criatividade e dos jogos pode ser de forma pragmática aplicada na vida daquela criança e estas crianças terão seguramente mais recursos na vida adulta.

댓글